Alerta, ao receber um e-mail de cobrança de uma operadora de serviços, ou mesmo de uma empresa conhecida informando uma promoção imperdível, não o abra, muito provavelmente trata-se de um artifício utilizado por criminosos para conseguir acesso aos dados salvos nos navegadores, dentre estes dados estão suas senhas.
Mais recentemente este artifício de Phishing – método de enganar pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito – vem sendo identificada em e-mails disparados fazendo-se se passar por operadoras de telefonia contendo um arquivo – suposto boleto em atraso – que ao fazer o download acaba por instalar um malware – software malicioso – no computador, que coleta as informações e envia para o criminoso.
As operadoras não têm ligação com esta conduta danosa dos criminosos, estão de igual modo sendo vítimas pela utilização do nome e credibilidade que possuem, e assim os criminosos conseguem efetivar o golpe.
Segundo dados obtidos pela CNN Brasil, mais de 900 mil senhas pessoais encontram-se a venda na internet, fruto destes atos criminosos, sendo de pessoas físicas e empresas, mais um vazamento de dados, estes que estão virando hábito.
Somente com o procedimento do envio de cobrança falsas, cerca de 500 mil pessoas foram atingidas, tendo dados coletados, e infelizmente este número tende a crescer.
Alarmante, mas algumas precauções podem ser adotadas e evitar ser nova vítima:
- Não abra anexos ou clique em links de remetentes desconhecidos;
- Desconfie dos remetentes, tanto dos estranho como até dos conhecidos;
- Jamais informe dados bancários ou cadastrais por pedidos por e-mail;
- Confira os e-mails, se realmente pertencem a instituição bancária;
- Se precisar pagar por boleto, utilize o site da instituição/empresa para emissão;
- Troque suas senhas, se possível utilize o sistema de dupla segurança.